quarta-feira, janeiro 17, 2007

INPE participa do I Simpósio Brasileiro de Mudanças Ambientais Globais

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é um dos organizadores do I Simpósio Brasileiro de Mudanças Ambientais Globais, que será realizado no auditório da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de março. Além do INPE e da ABC, o evento é promovido pelo Programa Internacional da Geosfera-Biosfera (IGBP), organização presidida pelo pesquisador do INPE Carlos Nobre.

O evento vai apresentar as atuais pesquisas científicas sobre mudanças globais a representantes do setor acadêmico, governamental e empresarial. A partir do Simpósio deve ser estabelecido um fórum de discussão para a criação, junto à Academia Brasileira de Ciências, de um Comitê Nacional Brasileiro de Mudanças Ambientais Globais.

O simpósio constituirá um relevante fórum de discussão científica para o avanço do entendimento entre as complexas interações do Sistema Terrestre, seus impactos sobre a variabilidade e mudanças climáticas, e como o Brasil se insere neste contexto. Os tópicos e palestras abordarão de Ciclos Biogeoquímicos e Clima a Mudanças Climáticas e Dimensões Humanas das Mudanças Ambientais Globais.

Pesquisador do INPE e membro do comitê organizador do Simpósio, o Dr. Carlos Nobre é o atual presidente do IGBP (International Geosphere Biosphere-Programme), que reúne cientistas do mundo todo na pesquisa interdisciplinar sobre as mudanças ambientais globais. Do INPE também faz parte do comitê organizador do evento o pesquisador José Antonio Marengo Orsini.

O I Simpósio Brasileiro de Mudanças Ambientais Globais precederá as reuniões dos comitês científicos do IGBP (International Geosphere Biosphere-Programme) e do IHDP (International Human Dimensions of Global Change Programme) que serão realizadas do dia 13 a 18 de março, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Fonte: INPE (www.inpe.br)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial