segunda-feira, setembro 17, 2007

Lançamento do CBERS-2B

Às 23 horas de terça-feira (18), do Centro de Controle e Rastreio de Satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), técnicos e convidados poderão acompanhar o lançamento do CBERS-2B pelo foguete Longa Marcha 4B a partir do Taiyuan Satellite Launch Center.

Direto da China, todas as etapas do lançamento do satélite sino-brasileiro serão informadas por meio de teleconferência pelo diretor do INPE, Gilberto Câmara, e pelo coordenador do programa CBERS, Ricardo Cartaxo.

Na quarta-feira (19), às 10 horas, será registrada a primeira passagem do satélite pelo território brasileiro. Este evento também será acompanhado do Centro de Controle e Rastreio de Satélites do INPE.

O CBERS-2B é o terceiro satélite de uma parceria com a China que se tornou imprescindível para o Brasil. Desde 2004, quando começou a distribuição gratuita pela internet, mais de 320 mil imagens CBERS foram “baixadas” por cerca de 15 mil usuários ligados a instituições como Incra e Ibama, universidades, organizações não governamentais e empresas privadas.

O satélite possui três câmeras imageadores a bordo: CCD, WFI e HRC, esta uma pancromática de alta resolução (2,5 m). Esta diversidade de câmeras atende a múltiplas necessidades: do planejamento urbano, que requer alta resolução espacial, a aplicações que precisam de dados freqüentes mas não tão detalhados, como a agricultura ou desmatamentos.

O CBERS-2B garantirá que o fornecimento de imagens iniciado em 1999 com o CBERS-1 não seja interrompido. A vida útil projetada dos satélites CBERS 1, 2 e 2B é de dois anos e a dos satélites CBERS 3 e 4 é de 3 anos. O CBERS-1 operou com sucesso até agosto de 2003, além de sua vida útil, êxito que está se repetindo com o CBERS-2. O lançamento do CBERS-3 está previsto para 2009, e o do CBERS-4, para 2011.


Transmissão do lançamento
Data: terça-feira, 18 de setembro de 2007
Horário: 23h
Local: prédio do CRC, sede do Inpe, em São José dos Campos (SP)

Registro da 1ª passagem pelo Brasil
Data: quarta-feira, 19 de setembro de 2007
Horário: 10h
Local: sede do Inpe, prédio do CRC, em São José dos Campos (SP).

Extraído de http://www.cbers.inpe.br

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial